Como dar vermífugo para cães? Aprenda o passo a passo

Se seu amigo de quatro patas está passando por problemas como diarréia, desidratação e perda de peso, aprender como dar vermífugo para cães pode ser a principal solução para restabelecer a saúde dele e deixá-lo livre de vermes e parasitas.

Aqui, você aprenderá o que é um vermífugo, os benefícios que ele traz para a saúde dos animais, o passo a passo para dar o remédio para o seu amigão e ainda conhecerá as principais doenças que podem ser evitadas com a vermifugação. Bora continuar a leitura?

O que é um vermífugo?

Vermífugos são medicamentos que previnem e combatem parasitas internos, como vermes e protozoários, que costumam se alojar no intestino dos pets e desencadear doenças gravíssimas se não tratados corretamente.

Esse remédio age diretamente no organismo do pet, matando os parasitas e os expulsando por meio das fezes. 

No mercado, existem vários tipos de vermífugos para combater diferentes espécies de vermes, por isso, é importante só administrar esse medicamento após uma consulta com o seu médico veterinário (de preferência, um especialista em medicina preventiva). Afinal, a escolha do melhor vermífugo para o problema do seu pet dependerá de 3 principais fatores: o peso, a idade e a saúde dele.

Por que dar vermífugo para o seu cachorro?

Quer saber para que serve o vermífugo e quais benefícios ele traz para o seu cachorro? A gente te conta! 

Vermifugar o seu cão regularmente evita a infestação de parasitas e previne diversas doenças que podem afetar seriamente a saúde do seu pet, desde problemas gastrointestinais até casos mais graves e transmissíveis para outros animais e humanos. 

As doenças mais perigosas que podem ser evitadas com a vermifugação são:

  • Ancilostomíase, causada por parasitas do gênero Ancylostoma sp

Muito comum em cães e gatos, este tipo de verminose ocorre quando o pet ingere um alimento ou bebe água contaminada.

Esses vermes medem de 10 a 15mm, têm o corpo cilíndrico e se alimentam do sangue das paredes intestinais do pet, causando sangramentos que podem ser vistos nas fezes e tendem a causar anemia no animalzinho. 

  • Infecção por Dipylidium caninum

Apesar de ser o verme mais comum em cães, este parasita pode acometer gatos e até humanos. Sua transmissão acontece quando o pet, ao se lamber, ingere uma pulga contaminada. Às vezes, esses vermes podem ficar visíveis nas fezes e no ânus do pet. 

A doença causada por ele pode fazer com que o pet tenha diarreia, mal-estar e incômodo abdominal, além de também perder o apetite. 

  • Toxocaríase, causada por parasitas como o Toxocara canis

Transmissível para humanos, a toxocaríase é considerada uma das doenças mais graves causadas em cachorros

O pet se contamina ao ingerir ovos do verme, que se alojam no intestino e migram por órgãos como brônquios, traquéia, pulmões, fígado, rins e até o cérebro. Essa migração é o principal motivo para sintomas como fraqueza, anemia e perda de peso no animal. 

Quando dar vermífugo para o pet?

Agora que você já sabe quais doenças são evitáveis com a vermifugação, é hora de entender de quanto em quanto tempo vermifugar o seu cachorro.

Na vermifugação, a frequência é tão importante quanto a aplicação. Cães filhotes, geralmente, precisam ter intervalos menores entre a aplicação do vermífugo, enquanto cães adultos podem ter uma frequência menor. O veterinário é quem define os períodos e intervalos ideais para o seu pet.

Para filhotes, o ideal é vermifugar a cada 2 semanas até os 3 meses de idade. Depois, 1 vez por mês até completarem 6 meses. 

Já nos cães adultos, recomenda-se de 3 em 3 meses ou a cada 6 meses, dependendo do estilo de vida do seu cãozinho. Se ele gosta de passear bastante, correr em parques e entrar em contato com outros animais, a cada 3 meses é uma excelente opção. Se ele é mais caseiro, a cada 6 meses é suficiente.

#DicaVetzCo: sempre anote as aplicações de vermífugo do seu cãozinho, com o dia e a dosagem dada a ele. Isso te ajudará —  e muito — a não perder as datas e sempre manter seu amigo protegido. Essa é uma dica de ouro para quem deseja saber como dar vermífugo para cães corretamente.

Aprenda como dar vermífugo para cães

É fato que dar vermífugo para cães pode ser uma tarefa bastante complicada. Por isso, separamos algumas dicas práticas e um passo a passo para facilitar o processo e torná-lo mais seguro para você e seu pet. 

#1 Escolha o vermífugo certo para o seu cachorro:

Os vermífugos podem ter várias formas e texturas, justamente para dar certo em animais com diferentes preferências. Esses medicamentos podem ser comprados como comprimidos, líquidos e até soluções pastosas, com e sem sabores personalizados. Cada um deles com vantagens próprias:

Alguns cães podem achar mais fácil tomar o vermífugo em forma de pasta ou líquido, enquanto outros podem aceitar melhor os comprimidos. Experimente diferentes formas para entender qual é a melhor para o seu pet.

#2 Arrume um cantinho de paz para o pet

Criar um ambiente acolhedor para o seu amigão de quatro patas é um dos principais passos para uma vermifugação tranquila. 

Para isso, escolha um local onde seu cão se sinta seguro e confortável, fale com ele com uma voz pacífica e separe petiscos para depois do processo. Isso ajudará na diminuição do estresse da vermifugação, tanto para você quanto para o pet. 

#3 Tudo pronto? É hora de dar o remédio

Para dar o vermífugo ao cão, você pode optar por diversos modos que irão facilitar o processo para você e para seu pet. 

Vermífugos em comprimidos

Misture o comprimido de vermífugo na ração do seu pet, seja ela sólida ou com textura de patê.

É importante que o processo seja rápido e sem que o cãozinho perceba, já que ele pode estranhar algo diferente na comida. 

Você prefere dar o comprimido na boca do seu pet? Veja como fazer isso da melhor maneira:

  • Abra a boca do seu cão: Com cuidado, abra a boca do seu cão, segurando o focinho com uma mão e levantando a cabeça dele levemente.
  • Coloque o comprimido: Coloque o comprimido na parte de trás da língua, o mais profundo que conseguir.
  • Feche a boca e massageie a garganta: Feche a boca do seu cão e massageie a garganta dele para ajudar a engolir. 

Vermífugos líquidos e pastosos

Já as soluções líquidas e pastosas podem ser administradas com uma seringa sem agulha, colocada diretamente na boca do cachorro. 

Além disso, outra ótima opção para esses vermífugos é misturá-los à ração úmida ou outras comidas molhadas. 

Você vai optar pela seringa? Veja como fazer isso da melhor maneira:

  • Segure o seu cão: Abrace-o naturalmente, o acalmando nesse início do processo.
  • Dê a seringa: Com a seringa já cheia, coloque-a na lateral da boca do cachorro e aperte-a lentamente para garantir que ele não engasgue e nem cuspa o remédio. 

Um jeito de garantir que ele engula o remédio é fechando a boca do cão e soprando no focinho dele. Isso faz com que o cãozinho tenha o impulso de lamber o nariz e, consequentemente, realize o movimento de engolir. 

#4 Hora da recompensa

Depois de todo o estresse desse processo, ofereça ao seu cãozinho um petisco bem saboroso para recompensá-lo por ser um bom garoto. 

Ufa! Você conseguiu dar o vermífugo para seu cão. Agora é importante que você o observe por um tempo e fique atento a qualquer sinal de desconforto, como vômitos ou reações adversas. Se notar algo diferente, entre em contato com o seu veterinário.

Seguindo essas dicas de como dar vermífugo para cães, você terá uma experiência mais tranquila e ainda fará um ato de carinho e cuidado com o seu melhor amigo de quatro patas.

Seu cachorro está com a vermifugação em dia?

Agora que você sabe o que é o vermífugo e como vermifugar o cachorro, não deixe de fazer essa proteção regularmente! Ela é fundamental para garantir que o seu cãozinho tenha uma vida longa, saudável e feliz ao seu lado. Para isso, fale com um veterinário especializado em medicina preventiva e faça uma consulta com seu cachorro. 

A VetzCo é uma plataforma que conecta tutores de animais a veterinários, facilitando a procura de especialistas na sua cidade e em todo o Brasil. Acesse e conheça nossos veterinários de medicina preventiva.

Rolar para cima