Você sabe o que é Ansiedade de Separação em cães? O Médico Veterinário explica a ansiedade de separação para você!
A Ansiedade de Separação é um distúrbio comportamental que acomete cães. Sendo assim, esse distúrbio surge pela dependência que o animal cria com seu tutor e essa dependência impede que o cão fique sozinho ao longo do dia. Os sinais mais relatados pelos tutores são vocalização excessiva, destruição e angústia pós-partida.
Antes de tudo, é importante diagnosticar o distúrbio com o médico veterinário, já que animais com ansiedade de separação podem se machucar se estiverem sozinhos por um período prolongado.
No entanto, mesmo após o diagnóstico com o médico veterinário, ainda é possível tomar algumas medidas para ajudar a evitar a ansiedade de separação nos cãezinhos.
Dicas do Médico Veterinário para evitar a ansiedade de separação
1. Não se despedir do animal ao sair de casa, pois longas despedidas e muita festa ao voltar para casa pode causar ansiedade nos animais. Quanto mais natural e mais rotineiro for essa despedida, menos ansiedade será desencadeada no animal.
2. Colocar atividades de enriquecimento ambiental para o animal, já que cães que ficam muito tempo sozinhos precisam de enriquecimento ambiental para explorar a atividade física e cognitiva. O enriquecimento ambiental diminui a ansiedade e o tédio em cães e deixa o ambiente mais saudável.
3. Deixar o pet em um local que ele possa interagir com todos os objetos, é importante que o cão esteja em um local preparado para ele e que ele tenha o máximo de objetos possíveis para interagir. Com isso, evita broncas desnecessárias e melhora o vínculo humano-animal.
4. Fingir que vai sair e positivar o animal, ao fazer treinos com o cão, simulando que você vai sair, melhora a ansiedade do ficar sozinho.
Para garantir a saúde e alegria dos nossos amigos de quatro patas, é fundamental que os tutores estejam atentos ao comportamento dos animais e ofereçam atividades que promovam o bem-estar físico e mental.
Como evitar a Ansiedade de Separação em cães e melhorar sua qualidade de vida.
A Ansiedade de Separação é um distúrbio comportamental comum em cães, mas que pode ser tratado e gerenciado com sucesso. Seguindo as dicas mencionadas acima, como evitar longas despedidas, oferecer atividades de enriquecimento ambiental, deixar o pet em um local preparado e realizar treinos de simulação de saída, é possível evitar ou minimizar a ansiedade de separação.
No entanto, é importante lembrar que cada animal é único e pode apresentar necessidades específicas. Por isso, é fundamental consultar um médico veterinário em caso de problemas comportamentais em seu animal de estimação. Afinal, a saúde e a felicidade dos nossos amigos de quatro patas são essenciais para uma convivência saudável e feliz entre tutores e pets.
Gostou do artigo “Médico Veterinário explica a ansiedade de separação”? Seu pet já sofreu com a Ansieda da Separação, nos conte nos comentários!
Comentários encerrados.